ADRIANA MENDES

Sou da XXVII turma da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, me formei médica em 1994 e, posteriormente, em 1995, fui aceita na residência médica do serviço de dermatologia da Santa Casa. Em 2001, para minha felicidade e realização pessoal, fui contratada para trabalhar no A.C. Camargo Cancer Center com a responsabilidade de assumir o ambulatório de linfomas cutâneos. Dessa forma, fui acompanhar o Dr. Jose Antônio Sanches Jr. no Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo e permaneci como voluntária de 2001 a 2007.

Em 2008, retornei para Santa Casa como colaboradora para iniciamos o ambulatório de linfomas cutâneos idealizado pelo Dr. Marcus Maia e Dr. Carlos Chiattone, uma parceria inédita, até então inexistente no Brasil, entre os serviços de dermatologia e hematologia, ideia de equipe multidisciplinar tão destacada nos dias de hoje e que já se consolidava na Santa Casa.
Em outubro de 2013, fui contratada e passei a fazer parte do corpo clínico.

Sete anos após minha contratação no serviço de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo, me tornei chefe.
Ao assumir a chefia em julho de 2020, estávamos ainda no auge da pandemia de COVID, não havia vacinas, os casos haviam diminuído um pouco, mas em outubro houve a segunda onda e o medo voltou a nos acompanhar. Felizmente, em fevereiro de 2021, chegaram as primeiras vacinas!

Apesar de toda a dificuldade do período, realizamos melhorias. Finalizei a chefia em agosto de 2023 com a sensação de que temos muito trabalho pela frente, mas que muitos projetos foram semeados.
Desde a obtenção do título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 1999, trabalho como médica dermatologista. Trabalhei em consultórios e clínicas de colegas médicos, e em 2008 iniciei minha carreira solo alugando uma sala na clínica de meu colega Dr. Luiz Arthur Holland Baptista
.
Finalmente, em 2016, após muito esforço e dedicação, conquistei o meu consultório privado, em que permaneço até hoje.
Sou extremamente feliz e grata por ter escolhido a medicina e a dermatologia. Infelizmente, em nosso país, a medicina de qualidade não está disponível para todos. Trabalho no setor privado e público e vivencio diariamente essa grande desigualdade. Como médica, entendo que a melhor forma de melhorarmos essa situação, é através da educação de nossos acadêmicos, residentes de medicina e da nossa população para que procure atendimento o mais breve possível e exija atendimento adequado em todas as esferas.

ADRIANA MENDES

CONHEÇA NOSSA CLÍNICA