woman wearing yellow long-sleeved dress under white clouds and blue sky during daytime

DERMATOSCOPIA

A dermatoscopia é um método diagnóstico auxiliar não invasivo utilizado na avaliação das lesões cutâneas melanocíticas e não melanocíticas, pigmentadas e não pigmentadas, que aumenta a acurácia diagnóstica de lesões suspeitas de câncer de pele, tanto melanomas quanto carcinomas, ainda em fases extremamente precoces.

É comumente utilizada para confirmar ou excluir o diagnostico de melanoma. Os nevos melanocíticos, popularmente conhecidos como pintas e o melanoma são neoplasias (originadas dos melanócitos, as células que produzem o pigmento da nossa pele, a melanina e, formam o grupo das lesões denominadas melanocíticas. Todas as outras lesões da pele benignas ou malignas são classificadas como não melanocíticas e podem ser pigmentadas ou não pigmentadas.

Para realização desse exame, utilizamos o dermatoscópio, um aparelho manual cujas versões mais modernas possui uma fonte de luz polarizada capaz de eliminar as superfícies de reflexão e permitem a visualização sem fluidos de contato.

O exame clínico dermatológico consiste na avaliação global a olho nu da pele incluindo couro cabeludo, regiões palmo plantares e mucosas. Associando-se o uso do dermatoscopia a essa avaliação inicial, tornamos a nossa acurácia diagnóstica muito mais eficaz e precisa.

Bibliografia:

1. Overview of dermoscopy. Ashfaq A Marghoob, MD, Natalia Jaimes, MD Aug 09, 2023.

2. https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/medicina diagnostica/dermatoscopia#tab-1996-1

3. Dermatoscopia. Um método algoritmo baseado na análise de padrões. Harald Kittler, Cliff Rosendahl and Alan Cameron. 2016

[AM1] Rodolfo, havia um erro nesse texto, tirei a palavra malignas depois de neoplasias.

ESPECIALIDADES

Clique nos ícones e saiba mais.