woman wearing yellow long-sleeved dress under white clouds and blue sky during daytime

ONCOLOGIA CUTÂNEA

Quando suspeitar do câncer da pele?

Os canceres de pele não melanoma, carcinoma basocelular e espinocelular, se apresentam geralmente em regiões do corpo mais expostas ao sol, como a face, área da calvície, v do decote e braços. As lesões se manifestam como manchas vermelhas, descamativas que sangram eventualmente ou como feridas que não cicatrizam.

Em relação ao melanoma, devemos ficar atentos aos nevos melanocíticos (pintas) que eventualmente se modifiquem ou surjam de maneira irregular. Os nevos melanocíticos adquiridos surgem na primeira infância, aumentam progressivamente em numero atingindo um pico na adolescência ou no inicio da vida adulta, e tendem a desaparecer no decorrer da vida. Estima-se que um adulto jovem, de cor branca tenha em media 20 a 30 nevos melanocíticos.

O nevo melanocítico comum apresenta-se clinicamente como uma lesão pequena (menor ou igual a 5mm) simétrica, com pigmentação uniforme, bordas regulares e bem demarcadas. Após os 35 – 40 anos o surgimento de nevos é incomum e, portanto, o surgimento de lesões melanocíticas nesse período devem causar suspeição, visto que o melanoma pode surgir a partir da transformação de nevos existentes (ao redor de 20% dos casos) e, na grande maioria (80% dos casos), como uma nova lesão (de novo).

De maneira prática, para detectarmos o melanoma é fundamental fazermos o autoexame regularmente de toda a superfície corporal incluindo a região oral, anogenital, palmas, plantas, unhas, região periungueal e couro cabeludo.

Em certas regiões, a utilização do espelho pode auxiliar, mas no dorso, nuca, orelhas e couro cabeludo devemos solicitar ajuda aos familiares e amigos. A regra do ABCDE que descreve características do melanoma inicial, facilita a busca de lesões suspeitas (figura 2).

A - Assimetria: a forma de uma metade do sinal não corresponde a outra metade.

B - Bordas: bordas irregulares, entalhadas e mal definidas.

C - Cores: múltiplas cores, preto, marrom claro, escuro, cinza, azul, áreas brancas, rosadas ou vermelhas.

D - Diâmetro: tamanho da lesão maior que 5mm. Os melanomas podem ser pequenos, mas a maioria tem mais de 6mm.

E - Evolução: o sinal apresenta modificações de tamanho, forma, espessura, cores ao longo do tempo.

Regra do ABCDE de identificação do câncer de pele melanoma // Fonte: AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY AD HOC TASK FORCE FOR THE ABCDES OF MELANOMA et al., 2015.

Como proceder ao observar uma lesão suspeita?
Ao observar uma lesão suspeita, consulte sempre um médico dermatologista.