Como prevenir-se do câncer da pele
A principal medida preventiva para o câncer da pele é evitar a exposição ao sol. No entanto, a fotoproteção consiste em um conjunto de atitudes e cuidados que devem ser instituídos desde a infância e mantidos por toda a vida.
Evitar a exposição solar principalmente nos horários de índices ultravioletas maiores (entre as 10 e 16 h).
Utilização de protetores solares com FPS (fator de proteção solar) acima de 30. O protetor deve ser aplicado corretamente, uma vez que o real fator de proteção desses produtos varia com a espessura da camada de creme aplicada, a frequência da aplicação, a perspiração e a exposição à água. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição e, em caso de exposições prolongadas como na praia, piscina, trabalho ou atividades físicas ao ar livre, devem ser reaplicados a cada duas horas. Os lábios devem ser protegidos com protetores labiais.
Utilização de óculos de sol com proteção UV, roupas com proteção UV, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda sol.
Recomendações especiais devem ser direcionadas aos bebês. A utilização de filtros solares, de preferencia os fisicos é permitida após os 06 meses de idade. Antes desse período as medidas de proteção física devem ser utilizadas. É importante ressaltar que a infância é o período da vida mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV que se manifestarão mais tardiamente na fase adulta. Nas atividades ocupacionais, pode ser necessário reformular as jornadas de trabalho ou a organização das tarefas desenvolvidas ao longo do dia.
Devemos ressaltar também que as fontes artificiais de radiação ultravioleta como as câmaras de bronzeamento artificial não devem ser utilizadas e são proibidas em todo o território nacional desde 2009.
Endereço:
Edifício Neo Corporate Offices
Rua Enxovia, 472 – Cj. 811
Chácara Santo Antônio
São Paulo, SP – 04711-030
Contatos:
(11) 5181-7142
(11) 96638-6376
derma.spm@terra.com.br
Redes Sociais: